Paulo Vieira em foco

images (17)A FCU é uma instituição que tem um compromisso sério com a formação de seus alunos e se orgulha de ver o sucesso de cada um que, com suas carreiras, irá impactar a vida de muitos. Um desses exemplos é Paulo Vieira, conhecido mundialmente como criador do Método CIS de Coaching Integral Sistêmico, presidente da Febracis e Master Coach. Paulo Vieira realizou o seu PhD em coaching pela Florida Cristhian University e, hoje, além de professor da FCU, difunde os seus conhecimentos pelo mundo, ajudando a transformar vidas e pessoas.
Confira, nesta nossa entrevista exclusiva com Paulo Vieira, as novidades da área de coaching, uma das mais promissoras do momento.
1: Como é para você ter em seu currículo uma formação na FCU?
Quando fui conhecer a sede da Florida Christian University (FCU), na Flórida, me senti encantado e bastante impressionado. Eu já tinha grande expectativa, mas ela foi superada. Além disso, com o Dr. Anthony Portigliatti, presidente e chanceler da instituição, aprofundei os valores que eu já defendia: integridade, meritocracia, ação, excelência ética, princípios judaico-cristãos, entre outros. O que me fez ver cada vez mais a instituição como uma base sólida e necessária para eu ser um coach de sucesso.
Portigliatti se tornou um grande mentor para mim e me guiou no início da minha jornada. Essa influência positiva esteve presente, de forma mais intensa, no mestrado e no doutorado que concluí na FCU. Tenho a instituição não só no meu currículo, mas na minha história.
2: Além de Master Coach, você é autor de livros. Um deles, por exemplo, “O Poder da Ação” está há mais de 90 semanas entre os mais vendidos da revista Veja. Depois dele, outros livros já foram escritos e publicados. Vem mais novidades na área literária por aí?
Recentemente lancei o livro “Foco na Prática”, um workbook que permite manter uma pessoa focada e no caminho das realizações por dois meses (60 dias), tempo garantido para a completa mudança de hábitos e atitudes.
Também estou preparando mais dois lançamentos, em breve. Um deles é o “O Poder da Autorresponsabilidade”, um livro que ajudará pessoas a entenderem que elas são as únicas que podem guiar o barco de suas vidas. Além disso, estou com projeto em parceria com Mauricio de Sousa. Serão alguns livros baseados nos conceitos do Método CIS (Coaching Integral Sistêmico) aplicados para crianças.
3: Como Paulo Vieira definiria sucesso?
Eu acredito que a definição ocidental de sucesso não é suficiente. Ela parte do princípio de que ser bem-sucedido é ter bons resultados na carreira e nas finanças. Para mim, vai muito além disso. Temos diversos pilares para equilibrar e esses dois são somente uma parte deles. E a família, a saúde, a espiritualidade e o conjugal, por exemplo, não entrariam?
Ter sucesso é ter seus 11 principais pilares (espiritual, parentes, conjugal, filhos, social, saúde, servir, intelectual, financeiro, profissional e emocional) em perfeito equilíbrio. É não somente crescer, mas contribuir. Usar tudo o que você conquistou, como riqueza e conhecimentos, para ajudar ao próximo. Tem que ser sistêmico, em todas as áreas, senão não será sucesso de fato.
4: Como você encara o crescimento da área de Coaching e da procura desse profissional no Brasil e no mundo?
Encaro como uma realidade diariamente ampliada. Hoje, o coaching é procurado no mundo todo por grandes executivos e, também, diversas empresas multinacionais como ferramenta para potencializar a capacidade de seus CEOs, gestores e funcionários. No Brasil, se você pesquisar as empresas que mais crescem, acaba descobrindo que treinam suas equipes com coaching em grupo ou individualmente. Apesar do meio empresarial ser conhecido por causa do ceticismo, é onde se vê a maior procura por esses serviços, pois querem resultados rápidos e extraordinários. Esse é outro ponto, dar resultados. As pessoas sabem que os ganhos são reais e isso impulsiona essa procura também.
5: Quais dicas você daria para as pessoas quebrarem as barreiras limitantes de suas vidas, alcançando todo o potencial para o qual foram criadas?
O primeiro passo é saber quais são essas barreiras limitantes e tomar consciência delas. O que realmente impede você de alcançar os seus objetivos? Após essa tomada de consciência, o passo seguinte é agir, isto é, sair da zona de conforto. Costumo dizer que “tem poder quem age, mais poder ainda quem age certo e super poderes quem age certo e na velocidade certa”.
Somos os únicos que podemos mudar nossas próprias vidas, somente nós temos a chave para alcançar os sonhos mais ambiciosos. Precisamos ter em mente que merecemos uma vida extraordinária. É importante alinhar isso a uma visão de futuro clara e específica, pois, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve.
Por fim, para atingir o objetivo desejado, é imprescindível usar um bom método e ferramentas poderosas. Estude, busque conversar com pessoas experientes, peça dicas, leia livros e aplique o conhecimento. Só pare quando conseguir.

Advertisements

Comments are closed.

%d bloggers like this: