O Cérebro Capaz de Mudar Tudo

tony2Novos estudos sobre o cérebro tem inspirado grandes empresas a repensar a maneira como interagem com seus colaboradores e funcionários, procurando motivá-los, buscando ajuda em recursos da neurociência.
A neurociência é o estudo de como o sistema nervoso se desenvolve, de sua estrutura e de como funciona. Embora tenha sido originalmente classificada como uma subdisciplina da biologia, tecnologias como IRMF e tomografia de emissão de posição (PET), vieram revelar conexões neurais definidas no cérebro, o que permitiu aos cientistas desenvolverem uma compreensão mais profunda da interconectividade entre o cérebro e o comportamento humano.
Por exemplo, um estudo publicado neste ano por Harvard Business Review encontrou uma conexão física no cérebro associada à confiança, identificando um elemento químico no cérebro, chamado ocitocina que, quando liberado, torna a pessoa mais receptiva para confiar em uma outra.
Segundo o estudo, funcionários com alto nível de confiança são mais produtivos, têm mais energia no trabalho, colaboram melhor com seus colegas e permanecem com seus empregadores por mais tempo. Eles também sofrem menos estresse crônico e estão mais contentes com a vida, o que alimenta um desempenho mais forte.
O cérebro pode estabelecer confiabilidade, já nos primeiros milissegundos em que você conhece uma pessoa. Essa determinação inicial é continuamente atualizada quando mais informações são recebidas ou processadas, já que o cérebro assume a aparência, os gestos, o tom de voz e o conteúdo do que é dito. Para um líder, portanto, é possível criar confiança entre seus liderados, mesmo quando não conhecem o passado uns dos outros.
A neuroliderança proporciona ao líder maior entendimento sobre como o cérebro funciona, enriquecendo a sua abordagem para atingir metas e melhorar a colaboração em suas equipes. Ela também revela o que motiva o cérebro a desempenhar o seu melhor, possibilitando que o lider use esta informação para afetar substancialmente o engajamento de seus colaboradores. A neurociência ainda mostra como evitar as práticas que produzem medo, reduzem o desempenho e prejudicam o envolvimento dos funcionários.
O InterCoaching/Business, que acontecerá no próximo trimestre, em Orlando, dos dias 5 a 7 de dezembro, é a oportunidade de ouro para você dar um salto pessoal e professional em neurociência aplicada a coaching, liderança e business. O evento reunirá participantes internacionais, como líderes, cientistas, empreendedores e conferencistas, entre outros. Registre-se agora mesmo, visitando www. fcuevents-pt.com/register. Fale conosco pelo telefone (407) 896-0101.

Advertisements

Comments are closed.

%d bloggers like this: