Perfil de Pessoas de Sucesso

A diferença entre o ordinário e o extraordinário é o “extra”

 

Como um hábito para o sucesso, gosto de fazer uma boa leitura diária de livros e ao mesmo tempo colecioná-los o que para minha profissão psicologia clínica e coaching, se faz necessário pois tenho que manter atualizado o meu aprendizado.

Também é algo que desfruto e me alimenta porque a informação é “formação interna”. Um dia olhando para uma livraria me deparei com uma coleção de livros interessantes. Era uma série de documentos que descrevem os perfis de mentes brilhantes. Entre eles estavam o Leonardo DaVinci, Albert Einstein e Isaac Newton. Curiosamente, eu não vi ninguém ligado à Bíblia ou ao mundo da fé. Esta frustração momentânea foi usada por Deus  para me inspirar (porque Deus é um especialista em mudar frustração em fascinação) e então comecei a extrair perfis de grandes homens e mulheres de Deus contida nas páginas da Bíblia.

Com isto em mente, comecei a devorar o livro dos começos, Genesis (buscando comecar pela lógica do princípio ou o começo de todas as coisas ). A Bíblia descreve neste livro, a vida de um homem ousado e bem sucedido. Nós estamos falando sobre o pai da fé, Abraão. Quando Deus chama este homem notável, ele o faz através de uma única estratégia divina. Vamos tomar este encontro como exemplo e a partir desta reunião, desejo destacar quatro (4)  princípios que irão impactar você:

1. Enfoque: Abraão sabia que qualquer resposta vem de Deus. Não importa o quão fácil ou difícil seja  a pergunta. Partindo deste princípio ele não perdeu tempo fazendo perguntas a pessoas que não teriam as respostas que ele buscava. Isso é o que chamamos de entretenimento. Um amigo me ensinou que “A batalha do universo está em sua mente … a batalha da sua mente tem a importância que voce atribui a mesma.

Abraão pediu a Deus e obteve uma resposta. E que resposta!. (Gn15:2). Minha pergunta para você é: A quem você tem pedido resposta quando necessita de direção para a sua vida?

2. Posicionar-se: Gênesis 15:5 nos mostra que Deus levou Abraão para fora da tenda para fazer uma pergunta: “Você pode contar as estrelas? Se você puder, assim será a tua descendência.” Para ver coisas novas, você tem que fazer coisas novas. Não conte estrelas dentro de uma tenda. Você não obtem novos resultados se não posicionar sua vida espiritual e sua mente de uma maneira diferente diante de Deus. A minha pergunta para você é: Que mudancas você tem feito atualmente na sua vida para começar a enxergar “suas estrelas”?

3. Visão: Sempre que Deus vai mudar sua estratégia, Ele mostra uma visão em seus sonhos dentro de nós mesmos. Sabemos que é humanamente impossível contar todas as estrelas do céu. Nós não temos  capacidade mental para fazer isso. Eu acredito com convicção  que não há mente na face da terra que possa criar sonhos para um homem. Tenho certeza de que Abraão não entendeu a promessa de Deus, mas a fé dele foi grande. Fé em um Deus que não podemos entender, você tem que apenas acreditar. (Gn15:6). A minha pergunta para você é: Que sonhos você tem em seu coração? A provisão está diretamente ligada a  uma visão. Se você não sabe até agora para onde ir, é porque já chegou em seu destino.

4. Fé extraordinária:  Normal-mente lemos a parte da promessa de Deus para este homem extraordinário, mas não entendemos completamente a magnitude desse desafio. Digo isto porque Abraão não respondeu a Deus usando os seus sentidos naturais. Ele tinha que possuir um nível de fé extraordinária. Por que digo isso? Leia o versículo 12comigo por um momento e observe o que é dito: “E no chegar da tarde fez cair em sono profundo a Abrão …” Isto significa que quando Abraão recebeu a promessa de Deus para contar as estrelas ainda era dia. Ele viu algo onde não havia nada. Esta é a fé extraordinária. Caro leitor, durante a noite qualquer um é capaz de contar as estrelas. Isso é fácil. Agora minha pergunta para você é: O que você acha da sua situação atual? Você vê um deserto ou possibilidades de mudanca em Deus?

Tome um tempo extra para reler este artigo. Estude e internalize esses princípios. Você verá que quanto mais você ler e meditar, mais sentido vai fazer.

Neste momento histórico, é fácil ser seduzido pelo comentário comum de que “nossos tempos são maus” e que tudo o que vemos é lona, porque estamos dentro da tenda da rotina e do desespero. Por isso, hoje oro a Deus para te retirar de sua “tenda de conforto” e te desafie a ver onde não existe, e acredite ainda que não entenda.

Garanto que Deus vai te surpreender neste novo ano 2012 … com certeza eu mesmo serei o primeiro!

 

por Prof. Benny Rodriguez, Psy.D.

Departamento de Coaching da Florida Christian University

Comments are closed.

%d bloggers like this: